Subexplicado

5 coisas que todo blogueiro precisa saber

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Nunca se ouviu falar tanto de blog como se tem ouvido atualmente. Com o crescimento da internet e toda a liberdade de expressão que ela trouxe, todo mundo que está online acaba acessando blogs várias vezes por dia. Seja ele de humor,  aleatoriedades, fofoca das celebridades, beleza, moda, literário, fotografia, pessoal… Tem blog pra todo tipo de gosto!

Blogar é livre. Qualquer pessoa pode criar um blog. Seja para falar da própria vida e do que gosta, pra ensinar a fazer algo que sabe ou pra mostrar ao mundo como tem sido sua vida depois de adotar um jabuti. E sabe o que é mais legal? Sempre vai ter alguém interessado em ler sobre o que você estiver escrevendo, seja sobre mergulhar no pântano ou andar de bicicleta no Everest.

Eu sempre tive blog, desde os anos 2000, quando a internet era só mato, eu já tinha meus blogs por aí. O Subexplicado é o meu primeiro blog que realmente levei a sério, tão a sério que ele já está há mais de 4 anos no ar. É a menina dos meus olhos e eu morro de orgulho dele – mesmo sabendo que ainda tenho muito o que melhorar. E se você também quer começar o seu blog e não sabe como, dá uma olhada nesse artigo super explicativo lá do Hostinger, sobre como criar um blog passo a passo no wordpress. WordPress pode parecer muito complicado quando você se depara com ele pela primeira vez – e ele é mesmo, viu? haha – mas lendo esse artigo você vai conseguir entendê-lo muito melhor e vai ficar mais fácil. E aí ninguém vai te segurar de ter um blog pra chamar de seu!

Mas como tudo nessa vida, existem alguns atos de respeito e bom senso que devem sempre ser observados e que algumas vezes a gente acaba não prestando atenção no início (ou até mesmo vários anos depois de ter começado) da nossa vida de blogueiro.

Pedir "sdv" é a melhor forma de não conseguir seguidores

É sério. Quando alguém me pede pra seguir de volta, eu me irrito tanto que mesmo que a pessoa tenha as melhores fotos, os tweets mais engraçados ou sejá lá o que for de especial, eu simplesmente nem me importo de olhar. Reviro os olhos, ignoro o comentário (às vezes eu até apago) e sigo apenas a minha vida. E acredite, 99% das blogueiras que conheço também fazem isso, então confiem em mim quando eu falo: JAMAIS peça pra te seguirem de volta. Siga apenas as pessoas com quem você se identifica e vai gostar de ter na sua timeline, não espere nada em troca, você será mais feliz assim e a internet mais bonita.

Você não vai ganhar dinheiro sem trabalhar

E talvez você não ganhe dinheiro nenhum (com o blog). Já vi muita gente na internet que começou o blog pra "parar de trabalhar" e ganhar a vida como blogueiro. Isso não existe. Eu não ganho quase nada com o blog e já trabalho pra caramba nele, como seria possível alguém ganhar rios de dinheiro sem trabalho? Blogueiro trabalha sim e se é pra se sustentar, trabalha dobrado. Claro que tem várias vantagens em ser blogueiro profissional, mas isso não anula o trabalho – DE JEITO NENHUM! Sem falar que a menos que você tenha nascido com a bunda virada pra lua, você vai ter que trabalhar ainda mais pra conseguir fazer do seu blog a sua fonte de renda.

Não é preciso ter dinheiro, é preciso ter carinho

Também tá cheio de gente falando "Aaah! Eu queria ter um blog, mas não tenho dinheiro.". Oi? Eu comecei o Subexplicado sem dinheiro nenhum e hoje, quatro anos depois eu continuo sem dinheiro! haha. Mas o blog tá aqui, firme e forte. Uma câmera legal? Não precisa! Dinheiro pra layout? Não precisa! Uma ilustração personalizada? NÃO PRECISA! A única coisa que você precisa para ter um blog é vontade. As outras coisas você vai conseguindo com o tempo e enquanto o tempo não vem você usa o que já tem.  Eu nunca comprei nada especialmente para o blog, eu compro as coisas pra mim e as uso aqui.

WordPress não é melhor que Blogger, é diferente!

Eu sempre acreditei que o WordPress fosse melhor que o Blogger. Logo que me mudei para o WP, eu apenas confirmava essa crença a cada dia. Mas com o tempo eu fui percebendo que ele não é melhor, é apenas diferente. O Blogger tem inúmeras vantagens e tantas facilidades que quando você vai começar é sempre a melhor opção. Lá você não precisa pagar hospedagem, é muito mais fácil de personalizar, você tem tudo o que precisa dentro da sua conta. Com o passar do tempo, talvez você sinta necessidade de mudar para o WordPress por todas as coisas que consegue fazer nele mais fácil do que conseguiria fazer no blogger, mas não é obrigatório e o seu blog não será péssimo se você não mudar. Já vi layouts tão lindos que não acreditei que alguém tivesse conseguido colocar tudo aquilo no Blogger, justamente por causa desse preconceito totalmente besta. Esqueça isso. O WordPress não é melhor  que o Blogger e o Blogger também não é melhor que o WordPress.

Mas se você decidir que prefere ele, não esquece de conferir esse artigo sobre como criar um blog passo a passo no WordPress.

Não é obrigatório ter colaboradores no seu blog

Tenho visto tantas pessoas que mal começam um blog e já saem pelo facebook a fora atrás de colaboradores. As justificativas sempre são: "aaah, mas eu não leio e gostaria de alguém pra falar sobre livros…", "Eu não curto maquiagem, então preciso de alguém pra ensinar a fazer, lá no meu blog", "Sou careca, mas preciso de alguém que tenha cabelo". Gente, é sério? Se você não gosta de ler, não faz muito sentido querer falar de livros no seu blog, não é mesmo? Também já vi gente se lamentando que precisa de colaboradoreS (sim, no plural) porque quer que o blog tenha posts todos os dias e "já está a dois dias sem postagem nenhuma". Você pode ter seus colaboradores, eles não são proibidos. Mas principalmente, eles não são obrigatórios!


Essas tem sido algumas queixas e situações comuns que tenho visto pelos grupos de blogueiros no Facebook. Acho que algumas dicas e sugestões com o meu ponto de vista não podem fazer mal a ninguém, certo?

É claro que você tem todo direito de discordar. Não são regras absolutas, não existe uma "Constituição" para a blogosfera, onde existem leis que precisam ser cumpridas. Você pode (e deve!) fazer o que quiser no seu blog, ele é seu. Mas essa lista é uma sugestão para que você pense melhor em relação ao que quer para o seu espaço, nessa internet linda.

Espero muito que gostem! Me contem o que vocês acham que todo mundo que tem ou quer ter blog deveria saber. Eu vou adorar saber a opinião geral, até porque eu também posso estar fazendo coisas não muito educadas nesse mundinho de blogs, né?

Esse post foi patrocinado pelo site Hostinger. Todo o seu conteúdo foi criado por mim e expressam o meu ponto de vista, assim como todos os outros posts do blog.

Crochê: aprendendo uma nova paixão
Troquei meus livros por um Kindle
(O dia em que eu não subi a) Pedra do Baú – São Bento do Sapucaí – SP
18 comentários
  • Ohara

    kkkk todo mundo ta fazendo post assim, esse não é o primeiro, e não será o último.
    Eu costumo falar que quando se vira blogueiro, você costroe sua casa na internet, falando de plataforma, blogger te da o material pronto, você só
    precisa deixar a casa pronta, digamos que a conta seria o lote hauaha. wp.org, você precisa comprar o material para deixa-la pronta, se quiser uma
    casa pronta em wordpress, utilize o .com, é igual o blogger. tipo: eu adoro o lay do subexplicado, é perfeito. tem outros blogs que tem lays que não
    gosto e depois trocam e eu acabo gostando, tem outros que tem lays que me agradam e quando mudam eu não gosto: falo da forma de se navegar, porque
    conheço lays bonitos pra caramba, mais em navegação é ruim. talvez seu próximo lay não seja tão perfeito ou até melhor que esse, que é só um base de
    outra blogueira que tem um dos blogs mais lindos dessa blogosfera inteira hahaha. na verdade acho, se nao tivece dado probleminha em ajustes de lay, v
    vc nem tinha virado wordpress. pra quem é blogger é quer criar um blog em wordpress basta migrar: tem umas coisas desagradáveis nessa mudança de
    endereço, mais ok. tem plataformas em desuso que não prestam.esses dias uma blogueira ex cutenews atual wordpress me falou que ele ta todo bugado e
    desatualizado, e antigamente era muito simples. tem coisa mais lixo que o tal do segue? segue de volta? kkkkk.bjooooos!

    Responder
  • Silvia Coelho

    Concordo plenamente com vc! Há coisas que MUITOS blogueiros iniciantes devem fazer para atingir seu público. Todo esforço e dedicação acaba ganhando seu reconhecimento na hora certa. Essa do SDV, é uma das piores coisas que já inventaram. Também sou do tipo que faz a "cega" e segue a vida normalmente rsrs.
    Beijos.

    Responder
    • Camila Martins

      Acho que fingir que não viu o pedido de SDV é sempre a melhor saída, mesmo! hauahauha
      Como você mesma falou, é só ter esforço e dedicação que o reconhecimento vem. Não precisa implorar por ele, né?

      Responder
  • Rita

    Para tudo: A-DO-REI!!! kkkkk
    Acho que vou começar a responder os SDV com um SSVF – Siga a sua vida filhx e me deixa!
    A ilusão de que ter um blog e canal do You Tube vai te fazer uma "webcelebridade" rica, famosa e descolada rola forte por aí, vira e mexe meus alunos me perguntam se eu ganho muito dinheiro "blogando" (?!?!?)
    E sobre blogger x wordpress, isso rende discussões intermináveis… Eu ainda estou no Blogger, já sentindo a necessidade de migrar, mas a preguiça fala mais alto e eu vou empurrando a mudança com a barriga. No momento, melhor ficar na minha zona de conforto nesse quesito.
    E concordo com você, carinho sempre! Ter um blog é gostar de compartilhar o que se ama com quem você nem conhece, então é puro amor pelo que se faz mesmo…

    Beijos!

    Responder
    • Camila Martins

      Rita, às vezes dá vontade até de baixar o nível e chamar de outra coisa ao invés de "filha", fala sério! hauaahuahua
      Mas já consegui me habituar a ignorar… Sobre blogger x wordpress dá mesmo pra discutir por uma vida. Migrei e não me arrependo mas algumas vezes me frustro por não conseguir fazer algo que eu faria com facilidade no blogger… Antes eu achava que aqui no WP era só colocar um plugin pra qualquer coisa q se quisesse e o negócio já apareceria no blog do jeito q se imaginou… ledo engano! hauahaau

      Responder
  • Mariana Gabriel

    Olá, Camila! Concordo com tudo o que foi dito na sua postagem. Blogar, para mim, significa escrever com carinho o que você gosta. Como você disse, não importa o assunto, se o conteúdo for feito com amor terá sempre, ao menos, uma pessoa para te acompanhar!
    Beijos,
    http://apenasumaleitura.blogspot.com.br/

    Responder
    • Camila Martins

      Pois é, Maria. O mundo é enorme e a internet é o melhor lugar do mundo pra encontrar pessoas que pensam parecido com a gente, gostam das mesmas coisas… Não importa o que seja, nunca somos os únicos a gostar de algo. Adoro essa possibilidade *-*

      Responder
  • Mariana Morett

    Concordo com tudo o que você falou. Não existe nada mais irritante do que gente pedindo pra seguir de volta, visitar o blog e coisas do tipo. E concordo, WordPress não é melhor que Blogger e vice-versa, eles apenas são diferentes.
    De tudo isso, o mais importante que você citou: ter carinho. Não importa se o blog é hobbie ou trabalho, mas carinho é primordial. Não adianta nada ganhar rios de dinheiro, ter milhares de visualizações, ótimos posts se você faz aquilo por obrigação.

    Responder
    • Camila Martins

      Pois é, Mariana! E pior que tá cheio de gente por aí blogando por obrigação e isso acaba com toda a magia da blogosfera 🙁
      Ganhar dinheiro com blog é maravilhoso e com certeza ninguém reclamaria se começasse a ganhar, mas não dá pra esquecer a essência do porque ter um blog, né? Compartilhar amor, sempre! <3

      Responder
  • Clay

    Tapa na cara de muita gente!!
    Cá, super concordo!! SDV não dá né miga? hauhauhauhauhauhauhuah
    Dá vontade de mandar pra casa do c**

    Responder
    • Camila Martins

      HAUAHAUHAHUAHUAHAHUAHU pior que dá vontade mesmooo!
      Mas até q hj em dia eu consigo ignorar de boa, apenas com aquele sentimento de vergonha alheia, no âmago 😛

      Responder
  • Amanda Lessa

    Nossa você falou tudo, sdv é horrível , e concordo que pra ter blog tem que ter muito mais carinho que dinheiro, não adianta ter muita grana pra investir e fazer de qualquer jeito !

    Beijos

    http://sushibaiano.blogspot.com.br/

    Responder
    • Camila Martins

      Pois é, Amanda. Dinheiro é legal e com certeza ajuda. Mas o principal é a nossa vontade de fazer, de criar… Inclusive as criações "econômicas" são sempre as mais interessantes!
      Eu gosto de muitas coisas que eu faço com os poucos recursos que tenho e adoro trabalhar em alguma coisa pra transformá-la e ter algo que preciso. Isso sempre me inspira *-*

      Responder
  • Gardenya Barbosa

    Menina que blog lindo, to curtindo e to seguindo, que post maraaa amei amei amei <3 estou desde ontem lendo página por página!
    Um grande beijooOOO

    Meu Blog: http://www.depoisquevocesefoi.com.br
    Meu Twitter: @blogDQVSF
    Meu Instagram: @cgardenya
    Minha Página no Facebook

    Responder
  • Edineide

    Adorei as suas dicas, tenho um blog, mas não estou tendo tempo para organizar algo para postagens, trabalho e faço um curso. É não é tão fácil assim manter um blog, prefiro não postar nada do que sair colocando qualquer asneira kkkk….PARABÉNS pelo seu blog.

    Responder
    • Camila Martins

      hauahauahauhahu
      A gente tem que se sentir muito bem com o que vai postar no blog, né?
      Eu mesma muitas vezes deixo de postar tbm quando não fico feliz com o post ou as fotos que fiz… Afinal, se a gente não gostar do blog, quem vai?

      Responder