5 Passos para ser mais organizado

Em 17.11.2016   Arquivado em Organização

O fim do ano já chegou e 2017 já está nos bastidores, se preparando para a entrada gloriosa.

Tá todo mundo perguntando se vai te planner para o próximo ano aqui no blog e quando vão ao ar. Já falei algumas vezes sobre isso, mas não custa repetir, né? Com certeza haverá planner! E eu espero (e tenho me planejado para) que estejam prontos e aqui no blog até o meio do próximo mês. Fica de olho por aqui e nas redes sociais do blog (instagram, facebook e twitter) pois com certeza darei todos os recados por lá! 🙂

Junto com o ano novo e toda a renovação que ele nos trás, sempre temos as nossas metas pessoais, profissionais e acadêmicas para colocar em prática. Talvez 2016 não esteja sendo exatamente como você planejou lá no fim de 2015 e provavelmente o motivo para que isso esteja acontecendo seja muito simples: você não se organizou suficientemente bem para conseguir colocar os planos em prática.

Organização está muito além de estabelecer uma rotina e tentar seguí-la à risca. Tem muito mais a ver com focar nos objetivos e planejar o melhor caminho para alcançá-los. Separei algumas dicas bem legais para que possamos fazer de 2017 o ano em que riscaremos todas as metas da nossa lista! E é claro que já podemos começar a colocar em prática agora mesmo.

Programe o seu dia, a semana e o mês

Para lembrarmos de todos os compromissos, devemos agendá-los. Não importa se você usa o celular, tablet, agenda, planner, bloco de notas, caderninho ou qualquer outro método que preferir. É extremamente importante planejar o seu tempo e anotar todos os compromissos e tarefas que tem ao longo do dia. Além disso, também é essencial ter uma visibilidade da semana toda e do mês, para se programar para os compromissos que tem pela frente e não se sobrecarregar de coisas a serem feitas. Comece agora mesmo fazendo sua programação desse mês, depois para a próxima semana e então anote todos os compromissos e coisas que precisa fazer para hoje!

Estabeleça prioridades

O que realmente precisa ser feito hoje e não pode ser adiado? Talvez você precise pagar uma conta que está vencendo, responder um e-mail importante, ir ao supermercado, hidratar o cabelo… Não importa o que seja, da tarefa mais importante até a mais trivial: saiba o que é mais urgente e execute a lista de tarefas por ordem de prioridade. Caso contrário, você pode acabar se enrolando ou tendo algum imprevisto e o que realmente precisava ser feito hoje acaba ficando para amanhã.

Não se sobrecarregue

Encher a sua lista de tarefas pode ser exaustivo e até perigoso. Se você tentar fazer todas as coisas de uma única vez, vai se estressar, corre o risco de não conseguir cumprir e com certeza vai se desmotivar. Levar uma vida organizada não acontece do dia para a noite e como tudo na vida, você precisa começar aos poucos e ir se habituando. Não adianta nada fazer mil e uma coisas hoje para acordar amanhã e não fazer nada do que precisa ser feito por estar estressado com uma rotina muito rígida e carregada.

Se dê uma recompensa

Nosso cérebro tende a aprender um novo comportamento com muito mais facilidade quando é condicionado a fazer isso. Estímulos positivos, como recompensas, são extremamente funcionais para transformarmos ações em hábitos. Sempre que conseguir cumprir suas tarefas no prazo que estabeleceu, presenteie-se. Pode ser um chocolate, um café com uma pessoa querida, uma visita a um site que gosta… Pense em pequenas coisas que gosta de fazer mas que muitas vezes não consegue por causa da correria. Com certeza a organização vai lhe dar vários momentos de folga.

Seja flexível

É claro que se organizar é importante e é a única forma de levar uma vida mais leve – imagina só como seria estar com o trabalho da faculdade (ou o relatório que o seu chefe pediu) pronto no prazo, sem precisar passar a noite acordado trabalhando e sofrendo com o estresse de imaginar que não vai conseguir terminar a tempo? Mas é ainda mais importante saber quando a organização está se tornando sua maior inimiga. Não adianta se cercar de compromissos e listas de coisas para fazer se não for sobrar aquele tempinho para a recompensa (do qual falamos no item anterior). Pior ainda se aparecer alguma coisa diferente para fazer – como aquela amiga que não mora mais na cidade te ligar para almoçarem juntos – e você recusar por causa do planejamento.


E para começar a colocar as dicas em prática, que tal usar os plannes aqui do blog? Ano passado fiz um post com todos os planners desse ano, em dois modelos, e ainda um planner semanal. Se você ainda não conhece, vale muito a pena conferir!

Clique aqui para ser direcionado para o post com os planners de 2016

E se você já está cheio de planos para 2017, também não tem problema, os planners para o próximo ano também já estão aqui no blog! Corre lá pra ver e não esquece de me contar o que achou!

Clique aqui para ser direcionado para o post com os planners de 2017

Quem imprimir posta uma foto no instagram me marcando (@cami_mrtns) ou usando a hashtag #subexplicado 🙂

Espero muito que vocês tenham gostado e que essas dicas os ajudem a finalmente conquistar a organização dos sonhos. Logo logo os planners novos estarão aqui no blog, então fiquem ligados!

  • Thamy Silvia

    Em 17.11.2016

    Oi, Camila.
    Amei o blog.
    E tô começando a me organizar e amei o seu planner. Super fofo. Usarei 2017 todo.

    [Responda]

    Camila Martins

    Em 17.11.2016

    Oii, Thamy!!! Seja bem vinda! 🙂
    Fico mto feliz que tenha gostado! ^^
    O planner de 2017 já saiu e tá nesse link: http://subexplicado.com/planner-2017-download/

    Bjooo <3

    [Responda]

  • Sabrina

    Em 17.11.2016

    Eles são perfeitos. Aguardando o de 2017.

    [Responda]

    Camila Martins

    Em 17.11.2016

    Oie, Sabrina!!! Td bem??
    Os de 2017 já estão no blog, nesse link: http://subexplicado.com/planner-2017-download/
    Depois me conta o que achou!!! *-*
    Bjoooo!

    [Responda]

  • Camila Gasparin

    Em 17.11.2016

    Isso que você falou é muito importante! É fundamental ter organização para conseguirmos cumprir nossas metas. Nos últimos anos tenho me esforçado e consegui evoluir bastante nesse sentido, mas é muito bom que a gente fale, como você fez no post, como outras pessoas podem começar a se organizar, pois muita gente não sabe. Post sensacional!

    [Responda]

    Camila Martins

    Em 17.11.2016

    Nos organizarmos sempre parece complicado, mas na verdade é muito simples, né?
    Fui um fiasco em matéria de organização no ano passado, mas esse ano tô seguindo tudinho a risca e tá dando tudo certo!
    Muito obrigada pelo comentário! <3

    [Responda]