Como trocar livros na Internet

Em 27.03.2015   Arquivado em Livros


Há algum tempo atrás, a minha mãe que é “A Louca” dos bazares comprou a coleção quase completa do Querido Diário Otário em um bazar da igreja e me deu. Eu adoro livros e claro, adorei o presente! Estavam todos bem novinhos e apesar de ter adorado, eu só os foleei. Não é exatamente o meu estilo de leitura preferido e acabei deixando-os de lado.

O tempo foi passando e minha estante ficando mais cheia (eu estava em uma época de vício total e comprava livros só porque estavam na promoção) e já não tinha espaço para livros que eu sabia que nunca leria. Então comecei a considerar a possibilidade de trocá-los. Fiz mais de 20 trocas, no último ano, então achei legal escrever esse post pra compartilhar um pouco da minha experiência com vocês. Vai que você está cheio de livros que nunca pensa em ler e tem uma lista de desejos enorme? Nada melhor do que se livrar do que só está ocupando espaço e colocar livros queridos no lugar!

Montei um guia completo de trocas de livro pela Internet, com foco nas redes sociais de leitura Skoob e Livra Livro. Vem ver!

Monte sua lista de trocas

Não adianta sair por aí trocando todos os seus livros. Você pode se arrepender!
Eu tinha um livrinho de poesias que meu pai havia me dado, da extinta editora Círculo do Livro, que troquei por puro impulso. E o pior: troquei por um livro edição econômica que até hoje eu não li! Me arrependo demais, o livro era um amorzinho de lindo.
Pra que isso não aconteça, defina muito bem quais são os livros que você acha que não quer mais e pense bem sobre cada um deles.

Crie seu perfil nas redes sociais de leitores

O melhor lugar para encontrar pessoas que querem trocar livros são as redes sociais próprias para leitores. Tenho expriência com o Skoob e o Livra Livro, ambas são ótimas.
Com o cadastro realizado, é hora de começar a cadastrar os livros que você quer trocar. No Skoob eu tenho a minha “biblioteca” toda cadastrada e sempre a mantenho atualizada com o que estou lendo, o que já li, quais livros novos comprei… Já o Livra Livro eu comecei a usar a pouco tempo por indicação de uma amiga e na verdade só cheguei a cadastrar um livro – que já foi solicitado por sinal.

As formas de troca

Como eu tenho experiência com as duas redes sociais, vou falar um pouco sobre essa experiência.

No Skoob tem uma área específica para trocas, chamada PLUS. Mas vou falar dela daqui a pouco. Primeiro vou falar sobre a minha experiência LIVRO X LIVRO, que foi como comecei – e fiz a maior parte das minhas trocas.

Troca livro x livro

A troca Livro x Livro é como se fosse uma troca “livre”. Você vai atrás da pessoa, sugere a troca e se ela aceitar vocês enviam o livro uma para a outra. Não tem nenhuma participação da rede social e por isso o “risco” é maior. Você pode não receber o seu livro por exemplo e não haverá ninguém a quem recorrer. Mas por mais que exista essa possibilidade, nunca aconteceu comigo. E olha que fiz MUITAS trocas dessa forma. Mais de 15 livros! Sempre recebi todos e fiquei feliz 🙂

Todas as minhas trocas livro x livro eu consegui através do Skoob, da seguinte forma:

  • Com os livros para troca definidos, abro a página do livro no Skoob. Vamos usar como referência o Perdão, Leonard Peacock. Vamos imaginar que eu queira trocar o meu exemplar;
  • Na página do livro, há informações como: quantas pessoas o favoritaram; quantas pessoas o desejam e quantas pessoas o estão trocando;
  • A forma mais rápida de conseguir trocá-lo, é ir atrás das pessoas que o desejam. Então ao clicar nessa opção, vai abrir uma página com o avatar de todo mundo que deseja esse livro. No caso do que escolhi, são mais de 1000 desejadores. Complicado ir atrás de todo mundo, mas dá pra abrir o perfil pelo menos das pessoas da primeira página.
  • Então você olha se essa pessoa possui livros disponíveis para troca. Na faixa azul abaixo da foto do usuário, há as informações: Favoritos, Tenho, Desejados, Emprestados, Troco e Meta. Na frente de cada uma dessas informações, um parêntese com o número de livros para cada ação. Se na frente de “Troco” tiver um número maior do que 0, você clica e vê se se interessa por algum livro que a pessoa esteja trocando. Se sim, é só enviar mensagem pra pessoa propondo a troca 🙂

Antes de propor a troca, dá uma olhada no perfil da pessoa. Algumas já deixam no campo de descrição informações como referências de trocas anteriores – no meu eu coloquei “Todas as referências de trocas livro X livro estão nos meus ‘seguidos’.”, o que significa que sigo todas as pessoas com quem já realizei trocas livro x livro. Outras pessoas deixam informações como “Trocas apenas pelo PLUS”, “Trocas pausadas no momento”, “Vendo todos os meus livros da lista de trocas”… Enfim, muitas vezes você já sabe que nem precisa enviar mensagem que a resposta já é não.

Também é legal ter o seu perfil sempre atualizado com o que você deseja e o que você tem pra trocar. Quem sabe alguém chegue até você propondo uma troca?

O grande problema dessa forma de troca é que é preciso ter paciência e tempo disponível. De 10 pessoas que você abrir o perfil, em média 4 terá livros para troca e com sorte você encontrará uma que tenha algum livro que te interesse. O problema é que nem todo mundo com quem você entra em contato responde, então você meio que precisa sair mandando um monte de mensagem para conseguir algumas respostas.

Troca pelo PLUS

O Skoob não é uma rede social com foco em trocas de livros, mas eles disponibilizam essa ferramenta muito legal chamada PLUS. Para utilizá-la você deve se cadastrar, não é automático . Depois de cadastrado, todo livro que você colocar na sua lista de troca vai automaticamente pra lá, aí é só aguardar alguém solicitá-lo.

As solicitações podem demorar ou surgirem no mesmo dia que você disponibilizar o livro. Vai depender de quanto o livro que você está disponibilizando é desejado e se tem muita gente trocando-o ou não. Se for um livro super desejado que quase ninguém está trocando, é possível que você receba a solicitação no mesmo dia. Mas se for algo que quase ninguém quer e/ou que tenha muita gente trocando, pode demorar até ser solicitado. Se você tem pressa em trocar, é melhor ir atrás dos possíveis trocadores pelo método livro x livro e se você vir que a pessoa também tem PLUS, pode perguntar se ela tem crédito disponível e se quer solicitar seu livro. Acho esse método mais difícil, pois não pe sempre que as pessoas terão créditos disponíveis, mas dá pra tentar.

Algumas considerações importantes sobre o PLUS:

  • Quando você se cadastra, você é um usuário PLUS amarelo. Para se tornar PLUS azul, deve atender a duas solicitações (enviar 2 livros). Eles dizem que quando você se torna PLUS azul, automaticamente passa a concorrer a sorteios exclusivos. Não sei se é verdade, sou PLUS azul a pouco tempo e nunca ganhei nada… hauahuah;
  • Os livros no PLUS custam 1 ou 2 pontos. Quando você disponibiliza algo para troca, automaticamente ele vai para o PLUS, mas sempre custando 1 ponto. Se você estiver colocando algum livro mais caro ou raro, deve ir até o painel e alterar o custo para 2 pontos. Só não vale pedir 2 pontos para livro “comum” que muita gente esteja trocando ou que esteja muito barato nas lojas, senão vai ficar com o livro encalhado;
  • Também dá pra colocar as fotos do livro lá no painel, assim as pessoas já veem logo como ele está e podem se interessar e solicitar diretamente;
  • Caso não hajam fotos, acho legal entrar em contato com quem está trocando e pedi-las. Vai que o livro está em alguma condição de que você não goste. É sempre melhor prevenir do que remediar 🙂
  • Se você quiser solicitar algum livro e não tiver pontos suficientes, pode comprar. Mas cada ponto custa R$19,90 e acho que só vale a pena se for algum livro mais caro ou difícil de achar.

Quando um livro é solicitado, você tem até 2 dias para aceitar a solicitação e então 5 dias para enviá-lo e disponibilizar o código de envio. Depois desse prazo a pessoa pode cancelar a solicitação. Se vai precisar demorar mais do que isso, é sempre legal entrar em contato com o solicitante, para explicar e evitar qualificações negativas.

Troca pelo Livra Livro

O Livra Livro é um site com foco em troca de livros (como o próprio nome sugere). Realizei apenas uma troca por lá, mas já dá pra explicar como o negócio funciona. Basicamente, é o mesmo processo do PLUS: você envia um livro e quando ele chega ao destinatário, você recebe um ponto para solicitar o livro que preferir.

Mas há algumas diferenças com relação aos métodos adotados pelo Skoob. Por exemplo:

  • Cada livro que você disponibiliza, “custa” 1 ponto e não dá pra aumentar o valor que quer cobrar por ele (como no PLUS);
  • Quando solicitam um livro seu, você tem uma semana pra enviar, se não enviar (e colocar o código de postagem lá) sua conta será automaticamente suspensa;
  • A parte mais legal, na minha opinião, é que quando você disponibiliza um livro para troca, eles te mostram a probabilidade desse livro ser solicitado – de acordo com o número de pessoas que o desejam;
  • Eles tem o plano gratuito, mas também tem planos pagos (para trocar vários livros por vez), mas não acho que compensa.

Particularmente eu prefiro o PLUS e até mesmo o método livro x livro. Mas gosto é algo bem particular e isso não significa que o Livra Livro seja ruim. A maior diferença entre eles é que claramente há mais usuários cadastrados no Skoob, por isso é mais fácil encontrar o livro que deseja disponível lá no Skoob do que no Livra Livro.

Troquei. E agora?

Se você realizou a troca pelo método livro x livro – e seguiu todas as minhas dicas direitinho, pra não acabar enviando seu livro, gastar dinheiro com a postagem e ficar a ver navios por nunca receber livro nenhum de volta – precisa enviar o livro de acordo com o que combinou com a pessoa com quem está trocando. Vão enviar ao mesmo tempo? Você envia primeiro e a pessoa só envia de volta quando receber (ou o contrário)? Tanto faz a ordem de envio, desde que todo mundo envie? Enfim, o que vale é o que vocês combinarem. Então você embrulha o livrinho bem embrulhadinho (porque os Correios tem todo aquele super cuidado que conhecemos, #SQN) e vai até a agência de Correios mais próxima para postá-lo. Fique bem atento ao preencher o endereço do destinatário e confira várias vezes para não mandar o embrulho pro lugar errado.

O método de envio mais barato que existe especialmente para livros é o REGISTRO MÓDICO. Essa é a forma mais barata de mandar uma encomenda com código de rastreio e custa até 3 vezes menos que um SEDEX (levando em conta um SEDEX para o mesmo Estado). E a melhor parte é que ele vai custar a mesma coisa, você morando no mesmo estado que o Destinatário ou você estando em São Paulo e a outra pessoa no Acre, os valores são os mesmos para qualquer origem e destino dentro do Brasil. Os livros que enviei custaram em média R$6,50 para enviar. Super barato, não é? Com relação ao tempo de entrega, já tive encomendas que levaram 2 dias e outras 15. Varia muito, mas eles dão um prazo de 5 a 7 dias úteis (como já comentei, já tive encomenda que passou do prazo, mas foi um caso específico). Também há a opção “Impresso Normal”, mas essa opção não dispõe de código para rastreamento.

Se você recebeu uma solicitação – seja do PLUS ou do Skoob – fica de olho no prazo que tem para envio e aí é só enviar também por Registro Módico  e aí colocar o código de rastreio no local especificado e esperar o destinatário receber o livro que pediu. Então seu crédito será liberado e você também vai poder pedir um livro! 🙂

UFaaa, esse post ficou grande, hein? É porque tentei deixar o mais explicado possível, mas se ainda restarem dúvidas, pode deixar nos comentários. E me conta também se já trocou ou pretende trocar um livro pela internet!

  • Bruna

    Em 27.03.2015

    Camiiii, EXCELENTE POST! Vou salvar aqui, será muito útil pra mim.. tô viajando, mas assim que voltar quero organizar minha estante do Skoob e me cadastrar em outros sites pra trocar alguns livros! 😉 Beijoooo

    http://www.chezb.com.br

    [Responda]

    Camila Martins

    Em 27.03.2015

    Organiza sim, Bru! É ótimo pra conseguir os livros que deseja e ainda desocupar o espaço que aqueles livros que a gente nunca mais vai nem abrir estão ocupando.
    Bjooo

    [Responda]

  • Clay

    Em 27.03.2015

    Excelente post!! Nunca fiz troca pela internet e tbm nunca ganhei cortesia #mimimi hauhauhauha
    Mas é uma boa e vou começar a fazer isso, porque a grana ta difícil rs
    Beijo

    [Responda]

    Camila Martins

    Em 27.03.2015

    Pois é, Clay… Ultimamente tenho levado a vida desse jeito, mais economica. Mas nem é tanto por opção, né…. hahauhauahahu
    Mas tenho gostado principalmente pq eu troco algo de que não gostava por algo que queria e acho isso o máximo!
    Bjooo

    [Responda]

  • Fani

    Em 27.03.2015

    tem grupos legais no facebook que trocam! É maravilhoso!

    Um abraço, Mundo da Fani <3

    [Responda]

    Camila Martins

    Em 27.03.2015

    Que legal, Fani! Nunca troquei através de grupo. Vou procurar! =D
    Obrigada!!!
    Bjooo

    [Responda]

  • Isa

    Em 27.03.2015

    Oi Camila! Antes de mais nada preciso dizer que seu post ficou super completo e já tirei dúvidas que eu tinha a respeito das trocas pelo skoob (sempre temos aquele pé atrás né?). Mas recentemente tenho entrado em grupos no Facebook especializados em trocas de livros e não é que a coisa dá certo? =) Já tentou?

    [Responda]

    Camila Martins

    Em 27.03.2015

    Oi, Isa! 😀 Obrigada!!!
    Ouvi mesmo falar sobre esses grupos, mas não faço parte de nenhum… Preciso procurar algum pra testar, tem alguma recomendação? Bjooo

    [Responda]

  • Lúcia

    Em 27.03.2015

    Adorei essa ideia de troca de livros, ainda não conhecia. Vou lá dar uma conferida nos dois sites. 🙂

    [Responda]

    Camila Martins

    Em 27.03.2015

    Oi, Lúcia!!!
    Me conta depois se gostou, se deu tudo certo 😀
    Beijão!

    [Responda]

  • Lúcia

    Em 27.03.2015

    Fiz meu cadastro no livralivro e já pediram 1 dos meus livros. Amanhã estou indo postar no correio. Encontrei vários livros legais, estou louca para ganhar meu ponto e trocar. 🙂

    [Responda]

    Camila Martins

    Em 27.03.2015

    Ai que leal, Lúciaaa! *-*
    O livra-livro é bem rapidinho, mesmo! No Skoob as vezes demora muito pra solicitarem pelo PLUS… Que legal que já está dando tudo certo! =D

    [Responda]

  • Bárbara

    Em 27.03.2015

    Eu já conhecia o Skoob e que ele trocava livros mais nunca tive a oportunidade de aprender sobre a troca.

    [Responda]

    Camila Martins

    Em 27.03.2015

    Eu adoro trocar pelo Skoob. Especialmente pelo Plus, pq envio algum livro que nem quero mais e deixo lá meu crédito. Aí sempre que começo a desejar algum livro novo eu dou uma olhada se tem disponível por lá.

    [Responda]

  • Mayara

    Em 27.03.2015

    Você sabe me informar como funciona direitinho a burocracia no correio para o envio do livro? (Se tenho que comprar caixa para envio e essas coisas kkk)

    [Responda]

    Camila Martins

    Em 27.03.2015

    Oi, Mayara!!! 😍
    Então, vc pode embrulhar da forma que preferir (eu sempre embrulho no plástico bolha e então no papel pardo). Não precisa ser em embalagem do correio, não. E aí quando vc for informar a forma de postagem vc fala que é registro módico. Na embalagem vc já pode deixar escrito “Impresso. Pode ser aberto para conferência” pois alguns atendentes vão pedir que vc escreva. E alguns tbm vão querer abrir pra conferir, mas é mais difícil… Mas no fim compensa muito, especialmente quando é pra enviar prã outro estado. 😊

    [Responda]

    Mayara

    Em 27.03.2015

    Nossa! Me ajudou muito, muito! Obrigada <3

    [Responda]